50º aniversário da 3ª vitória
do Mini em Monte-Carlo
do Mini em Monte-Carlo
Rallye de Monte-Carlo
O Rallye de Monte-Carlo é a prova automóvel organizada todos os anos pelo Automóvel Clube do Mónaco, que decorre no Principado do Mónaco e no sudeste da França, ao longo da Riviera Francesa. Esta prova mundialmente conhecida realiza-se desde 1911 e sempre se destinou a promover o Principado do Mónaco e a testar os melhoramentos e inovações dos fabricantes de automóveis.
A prova decorria de La Bollène para Sospel, passando pelas estradas das montanhas Alpinas com muitas curvas em gancho. Na sua rota passava-se por Col de Turini à noite, que normalmente tem gelo ou neve naquela altura do ano, e com milhares de fãs a vibrarem com a “Noite de Turini”, devido às fortes luzes dos carros.
Ganhar este rallye dava ao carro vencedor e seu fabricante notoriedade e publicidade, dada a dureza da prova que se realizava durante o Inverno, com condições atmosféricas tão variadas desde o ponto de partida até à chegada, com piso seco, piso molhado, neve e gelo, e por vezes todos eles numa etapa só.
Na década de 60 o Mini ficou muito famoso depois de vencer esta prova por três vezes, respectivamente em 1964, 1965 e 1967. Acontece que também venceu em 1966 mas no entanto foi eliminado devido a “problemas técnicos” relacionados com as luzes, facto que ficou conhecido como o “fiasco de 1966”. Por isso, em 1967, a 3ª vitória do Morris Mini Cooper S Works, de matrícula LBL 6D, conduzido por Rauno Aaltonen e Henry Liddon, além de muito importante teve um “sabor” especial de vingança.
Os Minis de Lisboa vão celebrar o 50º aniversário da 3ª vitória realizando o percurso de cerca de 2500 km do Rallye, com partida em Lisboa e chegada a Monte-Carlo, em Janeiro de 2017, usando Minis da época. O percurso pode ser acompanhado em tempo real na Internet, pois os Minis transportam um dispositivo de “car tracking”.
A partida de Lisboa será junto à sede do ACP, como se realizava na época, envolvendo pilotos da época, convidados para o efeito, além dos automóveis clássicos que vão participar no Rally de Monte-Carlo Histórico 2017.
Partida de Lisboa em 1967
De acordo com a revista AUTOCAR, publicada em 12 de Janeiro de 1967, os concorrentes com partida de Lisboa seriam os seguintes:
138 Carbajo - X, Esp. (Alfa Romeo)
139 Puche Munoz - Ruiz Gimenez, Esp. (Saab)
140 Delgado Duran - X, Esp. (B.M.C. Cooper S)
141 Falero Arrese - X, Esp. (Alfa Romeo)
142 Marco Marti - Ordonez Ucedo, Esp. (B.M.C. Cooper S)
143 Reverter - Caprotti, Esp. (Glas)
144 Makinen - Easter, Fin. (B.M.C. Cooper S)
145 Grifoli - Fabregas, Esp. (B.M.C. Mini Cooper)
146 Pico - X, Esp. (B.M.C. Cooper S)
147 Saez de Buruaga - Villalba, Esp. (B.M.C. Cooper S)
148 Boix Hernandez - X, Esp. (Seat)
149 Juncadella - Ruiz Gimenez, Esp. (B.M.C. Cooper S)
150 Febregas-Bas - Soler Pantaleoni, Esp. (Citroen DS21)
A equipa vencedora, 177 Aaltonen - Liddon, Fin. (B.M.C. Cooper S), partiu de Monte-Carlo.
Road Book de 1967
(em construção)
Proponente do evento
Minis de Lisboa – Associação Desportiva sem fins lucrativos fundada em 2004.
Os Minis de Lisboa são um pequeno clube (grupo de amigos) de Lisboa, que têm como objectivos:
1. congregar proprietários e simpatizantes do Mini tipo clássico;
2. promover o gosto pelo restauro e a utilização do Mini em viagens;
3. usar o Mini em acções de solidariedade social e de apoio à comunidade.
Objectivos do evento
Celebrar o 50º aniversário da 3ª vitória do Mini em Monte-Carlo, prestando um tributo à equipa do Mini LBL 6D, nomeadamente aos pilotos Rauno Aaltonen e Henry Liddon, sendo que para isso vão:
1. integrar a partida do Rallye de Monte-Carlo Histórico 2017 junto à sede do ACP, como na época, envolvendo para isso outros automóveis clássicos e pilotos da época, convidados para o efeito;
2. realizar parte do percurso correspondente à edição de 1967 (Lisboa – Monte-Carlo, cerca de 2500km ), com Minis clássicos;
Data do evento
25 de Janeiro de 2017 (Quarta-feira): cerimónia de comemoração e tributo junto da sede do ACP, seguida de partida para Monte Carlo ao inicio da noite e chegada a Monte-Carlo no dia 28 de Janeiro (Sábado).
Road Book do evento
1º Dia – Quarta-feira (25 Jan)
Lisboa – Mérida
Partida de Lisboa ACP – 19H30
Distância: 289Km
Jantar onboard
Chegada Mérida – 24H (hora local)
2º Dia – Quinta-feira (26 Jan)
Mérida – Barcelona
Partida de Mérida – 9H00
Distância: 961Km
Almoço e Jantar na estrada: 1 hora cada
Chegada a Barcelona – 22H40
3º Dia – Sexta-feira (27 Jan)
Barcelona – Dignes-les-Bains
Partida Barcelona – 10H00
Distância: 612Km
Almoço em Montpelier: 1 hora
Chegada a Dignes-Les-Bains – 17H30
4º Dia – Sábado (28 Jan)
Dignes-les-Bains – Monaco-Ville – Nice
Partida RMH - 10H00 em Dignes-Les-Bains
Partida de Dignes-Les-Bains- 12H00
Distância: 166Km
Almoço onboard
Passagem por Castellone
Chegada a Mónaco-Ville - 16H00
Assistir a RMH no Mónaco
Partida Mónaco – 19H30
Distância: 20Km
Chegada a Nice – 20H00
5º Dia – Domingo (29 Jan)
Nice – Col du Turini – Nice
Partida de Nice – 10H00
Distância: 204KM
Circuito da Montanha de 1967
Passagem pelo Col de Turini– 12H00
Almoço onboard
Chegada a Nice – 16H00
6º Dia – Segunda-feira (30 Jan)
Nice – Montpellier
Partida de Nice - 10H00
Distância: 388KM
Passagem por Cannes e Saint Tropez
Chegada a Montpellier –19H00
7º Dia – Terça-feira (31 Jan)
Monpellier – Catalyud
Partida de Montpellier – 10H00
Distância: 700 Km
Almoço e Jantar na estrada: 1 hora cada
Chegada a Catalayud – 21H00
8º Dia – Quarta-feira (1 Fev)
Catalyud – Lisboa
Partida de Catalayud – 10H00
Distância: 860Km
Almoço e Jantar na estrada: 1 hora cada
Chegada a Lisboa – 22H00
Organização e promoção do evento
Os Minis de Lisboa convidaram o ACP para a organização e promoção deste evento, dada a sua vasta experiência na organização e promoção deste tipo de eventos. Além disso, os Minis de Lisboa estão disponíveis para participar em acções de promoção do evento, dispondo para o efeito de uma réplica do Mini vencedor do Rallye de Monte-Carlo de 1967, além de outros Minis clássicos.
• Automóvel Clube de Portugal
• Mini Portugal
• BP Portugal
• Car Track
• Godspeed Engineering
• Bryan Purves
• ECAV - Escola de Condução Armando Vítor
• BP Portugal
• Car Track
• Godspeed Engineering
• Bryan Purves
• ECAV - Escola de Condução Armando Vítor
Convidado Especial
Lisboa-Barcelona (SP), IMM2005, 2005 |
2) Rover Mini Cooper 1.3 (1991)
Jorge Pais - Diogo
Pais
Munich (D)-Lisboa, 2004
Lisboa-Barcelona (SP), IMM2005, 2005
Lisboa-Granada (SP), 2006
Lisboa-Nurburgring (D), 2008
Lisboa-Longbridge (UK), IMM2009, 2009
Lisboa-Maidstone (UK), IMM2014, 2014
Rally ACP Clássicos, 2014, 2015, 2016
500 Milhas ACP, 2015, 2016
Rally ACP Clássicos, 2014, 2015, 2016
500 Milhas ACP, 2015, 2016
3) Mini Ima (1976)
Mário Abreu - X
Lisboa-Madrid (SP), 2004
Lisboa-Norwich (UK),
IMM2004, 2004
Lisboa-Barcelona (SP),
IMM2005, 2005
Lisboa-Nurburgring (D),
2008
4) Morris Mini Cooper S (1964)
(ex-carro
de testes da BMC)
Rui Abreu - Eduardo Perdigão
London (UK)-Lisboa, 2004
Lisboa-Barcelona (SP),
IMM2005, 2005
London (UK)-Lisboa, 2006
Lisboa-Nurburgring (D),
2008
Lisboa-Longbridge (UK),
IMM2009, 2009
5) Mini After Eight (1991)
Paulo Dionísio - X
Lisboa-Nurburgring (D), 2008
Lisboa-Longbridge (UK), IMM2009, 2009
6) Mini Ima (1974)
Mário Tavares - Paulo Almeida
Lisboa-Longbridge
(UK), IMM2009,
2009
Contactos
Os Minis de Lisboa estão disponíveis para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, sendo que para isso dispõem dos seguintes contactos:
Carlos Frade, carlosmbfrade@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário